Tiago Pazolini es Geógrafo por la Universidad Federal de Santa Catarina, actualmente técnico en Geoprocesamientos y Maestrando en Ingeniería del Transporte y Gestión Territorial, referente voluntario de Florianopólis, Brasil. En esta edición lleva aportado 112 datos de su ciudad, Biguaçu, São José e Palhoça!

” A participação no projeto Valores del Suelo en América Latina têm diferentes motivações. Inicialmente, recebi o incentivo do professor Dr. Everton da Silva (professor da Universidade Federal de Santa Catarina e professor associado do Lincoln Institute of Land Policy).

Conforme minhas experiências acadêmicas e profissionais venho percebendo que a atuação do mercado imobiliário no Brasil, bem como nos demais países da América Latina e Caribe, é dinâmico, impactando diretamente na construção do espaço físico e social das cidades. Portanto, acredito que a construção dos Observatórios de Valores possui notável importância, pois é uma ferramenta essencial para o monitoramento do comportamento do mercado imobiliário.

O incentivo desta prática pode contribuir para que os dados e informações do mercado possam subsidiar as políticas públicas, sobretudo no âmbito do poder público municipal, para a recuperação de plusvalias, dessa forma, fornecendo recursos para o financiamento das cidades.

A iniciativa Crowdsourcing em ambiente SIG é muito interessante, tendo em vista a crescente utilização das tecnologias da informação e comunicação para os estudos territoriais, conjuntamente com a possibilidade de participação de diferentes profissionais neste processo. Para tanto, a plataforma Gis Cloud demonstra-se amigável e de fácil manuseio.

Minha experiência na construção social do mapa de valores tem sido positiva!…”

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .