Curitiba en primera persona…!

Por Rubens Valério Franco Soffiatti

Rubens Soffiatti es Ingeniero Civil, aportó 320 datos de Curitiba, Brasil!

“Muito obrigado pelo convite para participar como voluntário e, assim poder colaborar com o projeto Mapa de Valores del Suelo en America Latina, compartilhando as informações dos valores de terras em minha cidade. Foi uma experiência enriquecedora. Sou engenheiro civil, formado há mais de trinta anos. Trabalho na área de engenharia de avaliações, tendo iniciado a minha vida profissional na iniciativa privada e, posteriormente, como servidor público concursado na Secretaria de Finanças da Prefeitura de Curitiba, desde 1992, fazendo parte e coordenando a equipe de engenheiros responsáveis pelas áreas de avaliação em massa para fins tributários e para a aquisição de acréscimo de potencial construtivo, na manutenção da planta de valores genéricos, e do cadastro imobiliário urbano do município, tendo também participado como membro da Comissão de Valores Imobiliários nas avaliações que compreendem o patrimônio municipal e as desapropriações.

Tomei conhecimento da primeira edição deste projeto por intermédio de Diego Erba, um grande amigo, a quem eu tenho um profundo respeito como profissional e pessoa. Ele me convidou na ocasião para contribuir com o estudo. Infelizmente, não foi possível participar naquele momento e também nas demais edições do projeto. Para este trabalho, contudo, procurei coletar uma amostra representativa do mercado imobiliário de Curitiba, tentando abranger a cidade como um todo, mesmo que em alguns locais o número de elementos resultou mais reduzido, constituídos por regiões com escassez de terrenos vagos, com a concentração de áreas com grandes extensões territoriais ocupadas pelas forças armadas (quartéis do exército e da aeronáutica) e pela aviação civil (aeroporto urbano) e, ainda, por glebas urbanas e por áreas de preservação ambiental.

Para tanto, pesquisei em sites de imobiliárias e de demais agentes ligados ao mercado imobiliário local, aferindo a consistência, precisão e confiabilidade das informações fornecidas dos imóveis ofertados e confrontando-as com o auxílio de ferramentas de SIG (aplicativos gerenciais, mapas digitais da cidade e banco de imagens aéreas do território municipal, ortorretificadas e georreferenciadas em diversos anos), além de dados contidos nos arquivos digitais do cadastro técnico municipal disponíveis em meio alfanumérico e espacial.

Os fatores determinantes que influenciaram com maior intensidade os valores unitários de terrenos estão relacionados à proximidade a centros comerciais, ao potencial construtivo de cada imóvel previsto na legislação de uso e ocupação do solo em vigência, à qualidade e abrangência da infraestrutura de serviços e de equipamentos públicos e privados instalados, além da qualidade das edificações e o extrato social e econômico das populações residente nas regiões pesquisadas. Analisando a distribuição espacial dos valores obtidos, é possível inferir que a mesma reflete com um grau de coerência adequado as diferenças e amplitudes de valores.”

Datos 2019 – Ciudad de Curitiba, Brasil

Acerca de Sergio Sosa Quilaleo

Arquitecto Colaborador en el proyecto de investigación de Valores del Suelo en América Latina, Autores: Mario Piumetto / Diego Erba.-
Minientrada | Esta entrada fue publicada en Sin categoría. Guarda el enlace permanente.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.